Mbarek Daoudi<br>em risco de vida

Mbarek Da­oudi, preso po­lí­tico saha­raui, está em greve de fome desde dia 1 de No­vembro e o seu es­tado de saúde é muito pre­o­cu­pante, de­nun­ciou esta se­mana em co­mu­ni­cado a Frente Po­li­sário. De­tido na prisão de Salé (Rabat), Mbarek Da­oudi está há mais de um ano à es­pera de jul­ga­mento. For­mal­mente, é acu­sado do «crime» de posse de arma – que a fa­mília alega ser uma he­rança e de estar há dé­cadas sem dis­parar –, mas a Frente Po­li­sário atribui a prisão ao facto de Da­oudi ter de­nun­ciado e in­di­cado a lo­ca­li­zação de valas co­muns de ci­da­dãos saha­rauis as­sas­si­nados pelas au­to­ri­dades mar­ro­quinas a or­ga­ni­za­ções es­tran­geiras.

De acordo com in­for­ma­ções da fa­mília e de ou­tros presos po­lí­ticos en­car­ce­rados em Salé, Da­oudi não con­segue falar nem le­vantar-se, tem di­fi­cul­dades em abrir os olhos, tem dores in­tensas e pro­blemas de rins, vo­mita sangue e tem perda de sangue pelos olhos.

A Frente Po­li­sário apela à so­li­da­ri­e­dade com Mbarek Da­oudi, de­sig­na­da­mente pres­si­o­nando o go­verno mar­ro­quino para que lhe preste as­sis­tência mé­dica, me­lhore as con­di­ções na prisão e pro­ceda a um jul­ga­mento justo.



Mais artigos de: Breves Internacional

Estado judeu

A OLP condenou anteontem, 25, o projecto de lei israelita para reforçar o carácter judaico do Estado hebreu, considerando-o uma tentativa de «matar a solução de dois estados» israelita e palestiniano e impor o projecto do «Grande Israel» e do carácter judaico do...